Notícias

Clipping

Há muitas vagas em tecnologia no país, mas poucos profissionais qualificados

Segundo a Brasscom, pelo portal do Jornal da Globo, no segmento de tecnologia sobram vagas, mas não existem profissionais com qualificação. O Brasil forma um número ínfimo de especialistas na área, na comparação com outros países. Segundo análise da consultoria Mckinsey, enquanto a Índia forma um profissional de tecnologia para cada três administradores ou advogados, e os Estados Unidos formam um para cinco, o território nacional forma um para 11. Pesquisa da Brasscom ainda aponta que, até o fim de 2021, o país contava com 159 mil postos de trabalho em aberto, mas só formou 53 mil profissionais na área de tecnologia. 

“Ao longo dessa jornada do ensino médio, eles vão perdendo o interesse por tecnologia. A gente trabalha, hoje, no setor, com aproximadamente 25% dos talentos brasileiros, porque o restante não se interessa”, explica o presidente da Brasscom.

O setor de tecnologia está entre os que mais oferecem vagas de emprego no país, porém, é um dos que mais carecem de profissionais qualificados. Algumas organizações, para solucionarem o problema, têm investido na capacitação dos próprios profissionais. 

MAIORIA DOS FORMADOS CONCLUI O CURSO EM TI EMPREGADOS E COM BOM SALÁRIO

Pesquisa realizada pela Symplicity, em parceria com a ABMES, com a participação de 10 instituições, analisaram a forma como os egressos adentram o mercado de trabalho, revelando que 82% dos formados na área de TI estão empregados, com salários de até R$ 5 mil. O fenômeno indica como o mercado de tecnologia está se expandindo frequentemente, alçando novos profissionais, cada vez mais qualificados. 

O levantamento, nomeado “Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes”, possui o objetivo de cientificar a respeito do estado atual do egresso, para que se tome conhecimento se a universidade está tendo sucesso em formar bons profissionais para o mercado de trabalho. Além disso, ressalta-se, também, que, quando os dados de uma universidade participante da pesquisa são analisados isoladamente, o número de profissionais formados na área aumenta para 92%, com 100% atuando em suas áreas de formação. As informações do levantamento ainda mostram o tipo de formação do aluno, ou seja, bacharelado e licenciatura – que podem propiciar serviços de tradução juramentada em BH, por exemplo –, tecnólogo ou graduação, e o patamar profissional em que se encontra, isto é, se em sua área de atuação o emprego é formal, informal, remoto, dentre outros.

CRONOGRAMA

 Preparação

 Regulamento

 Inscrição IES

 Coleta de Dados

 Consolidação

 Publicação