REGULAMENTO E ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DE EMPREGABILIDADE DE GRADUADOS RECENTES
APRESENTAÇÃO
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), representante das entidades mantenedoras de educação superior em todo o território nacional, e a Symplicity, empresa líder no mundo em plataforma e serviços para empregabilidade de alunos, se uniram para criar, juntamente com as instituições de educação superior (IES) públicas e privadas que tenham interesse em participar, uma pesquisa com foco na Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes.
FINALIDADE
Instituir um padrão nacional de acompanhamento de Empregabilidade de Egressos Recentes.
Contribuir com o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação utilizados pelo Ministério da Educação, considerando, especialmente, os indicadores de empregabilidade dos egressos da instituição, através de estudos direcionados de pesquisa, com coleta de dados.
Além disso, é pretendido que a pesquisa e os resultados se tornem uma referência de mercado e tendências para o acompanhamento de egressos no Ensino Superior.
RESPONSABILIDADES E DEVERES
Para efeito de definição deste contrato e conforme previsão legal, as INSTITUIÇÕES DE ENSINO - IES participantes da pesquisa serão sempre Controladoras dos Dados e a SYMPLICITY e a ABMES são operadoras dos dados.
As IES participantes se comprometem a encaminhar e divulgar o instrumento de pesquisa aos seus egressos, zelar pela veracidade das informações declaradas, e a utilizar os resultados da pesquisa dentro da autoavaliação institucional.
A aplicação deverá ser realizada individualmente por cada instituição, utilizando como base o instrumento apresentado. Cabe à instituição a definição do método de aplicação da pesquisa e comunicação com o público-alvo.
Data de aplicação: de 06 de março de 2023 a 15 de abril de 2023.
A ABMES e a Symplicity definem e disponibilizam o cronograma anual de atividades e o instrumento; estabelecem mecanismos de controle de qualidade da informação; organizam e enviam para publicação os resultados; além de avaliar e acompanhar todas as etapas do levantamento, a fim de garantir o alcance de seus objetivos e o aperfeiçoamento constante.
Os dados serão coletados pela INSTITUIÇÃO DE ENSINO participante, processados e consolidados pela SYMPLICITY e os resultados serão divulgados pela ABMES.
Os resultados serão consolidados em um documento de análise do mercado e avaliação de tendências, sem qualquer aplicação de comparativos entre instituições de ensino.
A estimativa de publicação do e-book de consolidação da Pesquisa é: Julho/2023.
Exceto a divulgação dos resultados da pesquisa, e quando expressamente autorizado, todas as informações sobre as instituições, seus membros, empregados, alunos e parceiros serão mantidas em sigilo.
A pesquisa será realizada em conjunto pelas partes envolvidas e o respondente deverá consentir previamente, por meio de check box devidamente registrado em log de auditoria, com a cessão dos dados eventualmente compartilhados.
A ABMES, a SYMPLICITY e as INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR participantes, devem estar em conformidade com as leis e regulamentos de Proteção de Dados.
A ABMES, a SYMPLICITY e as INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR participantes se comprometem a manter todas as medidas técnicas e organizacionais padrão para a segurança, confidencialidade e integridade dos dados e a cumprir, especialmente, as determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), devendo uma parte informar imediatamente à outra parte sobre qualquer procedimento que não esteja em acordo com tal lei, a fim de que se desenvolvam soluções conjuntas, haja vista a responsabilidade de ambos sobre a segurança dos dados.
A ABMES, a SYMPLICITY e as INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR participantes se comprometem ainda a cumprir todas e quaisquer obrigações relacionadas à transparência relacionada à avisos e políticas de privacidade em seus ambientes virtuais, para acesso ao usuário.
A ABMES, a SYMPLICITY e as INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR participantes assumem reciprocamente o compromisso de não divulgar os dados a que tiverem acesso em razão deste instrumento, não utilizar qualquer das informações confidenciais, exceto para os fins aqui previstos e manter a confidencialidade em relação aos dados pessoais a que tiverem acesso por tempo indeterminado.
Em caso de incidente de segurança, os operadores de dados deverão notificar as INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR participantes em até 24h a partir do conhecimento do evento, cumrpindo todos os requsitos legais para facilitar a investigação e remediação de eventual violação de dados.
BASES E PROTOCOLOS
A avaliação de empregabilidade tem como base a First Destination Survey (Pesquisa de Primeiro Destino), da NACE, que captura informações sobre como os recém-formados se saem em suas carreiras no período de seis meses a um ano após a graduação. Esta pesquisa é um dos principais instrumentos de coleta e avaliação da situação profissional de egressos do setor, referência internacional pela sua metodologia, aplicação e promoção de resultados. Mais informações em: https://www.naceweb.org/uploadedfiles/files/2020/publication/first-destination/first-destination-survey-standards-and-protocols.pdf
O público alvo consiste nos graduados recentes dos seguintes graus acadêmicos: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico.
Para a aplicação do instrumento de pesquisa, são considerados graduados recentes estudantes que colaram grau entre o período de 31/07/2021 a 30/06/2022 (período que contempla 6 meses a 12 meses de graduação para a avaliação).
Cada instituição de ensino participante deverá encaminhar o resultado da sua coleta de dados, com o mínimo de informações pessoais, e quando possível, sem identificação. A Instituição poderá optar, quando possível, pela pseudononimização ou anonimização dos dados.
São consideradas informações pessoais todas aquelas que possam identificar o indivíduo, tais como nome, endereço, CPF, RG, carteira de habilitação, passaporte, número de telefone, endereço, e-mail ou IP.
Informações pessoais sensíveis poderão ser coletadas somente se forem extremamente relevantes para o resultado da pesquisa e se não houver a possibilidade de serem correlacionadas a dados pessoais do indivíduo. Para essas informações o respondente terá a opção "Prefiro não informar".
São dados pessoais sensíveis as informações relacionadas à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
ORIENTAÇÕES PARA EFICIÊNCIA NA APLICAÇÃO DA PESQUISA
Divulgar a realização da pesquisa nas redes sociais com frequência.
Solicitar que uma pessoa que seja referência para o egresso envie o convite para a pesquisa, como o coordenador de curso, ex-representante de turma, ou o reitor, por exemplo.
Enviar o convite para responder mais de uma vez;
Atentar para o melhor horário e dia de envio da pesquisa. Se forem enviados lembretes, enviá-los em horários e dias diferentes dos anteriores.
Utilizar textos concisos e diretos nos convites. Sugestão no material de apoio.
Fornecer brindes aos participantes, se possível, que gere algum valor ou instigue o desejo. Pode sortear alguns brindes entre os respondentes para reduzir o custo.
Reforçar junto ao egresso que a participação dele é muito importante e que é uma forma de ele ajudar a instituição a reverter em melhores práticas futuras para os próprios egressos;
Reforçar que participar da pesquisa é a regra, não a exceção. Por exemplo: "Muitos egressos já participaram, mas ainda precisamos da sua participação!"
CRITÉRIOS PARA O RECEBIMENTO DO SELO “INSTITUIÇÃO COMPROMETIDA COM A EMPREGABILIDADE”
Ao final da pesquisa, será disponibilizado um relatório exclusivo com os dados individuais da IES e o selo de “Instituição Comprometida com a Empregabilidade”. Para receber esses itens, é necessário que a instituição atinja um percentual de respondentes que fomente a validade estatística da pesquisa. Assim, foi estabelecido para instituições com menos de 1.000 respondentes, 15% de respostas e, para instituições com 1.000 ou mais respondentes, 10% de respostas em relação à base total de egressos elegíveis.
O Selo será disponibilizado para cada instituição ao fim do ciclo completo da pesquisa e finalização da consolidação dos dados, previsto para julho de 2023. Os participantes com direito ao selo receberão um comunicado por e-mail informando sobre a disponibilidade dele e ele será disponibilizado através do portal empregabilidade.org.br na área logada.
O Selo poderá ser estampado em publicações, site, folders, informativos e outras peças de divulgação da IES, comprovando o seu comprometimento com a empregabilidade de seus egressos.
CONTATO
Qualquer situação não abrangida por este regulamento poderá ser sanada pelo e-mail contato@empregabilidade.org.br ou pelo WhatsApp do Relacionamento ABMES.